top of page

O Voto Certo: CHEGA!

  • Pedro Coelho
  • Mar 8, 2024
  • 3 min read

Nestas eleições, pela primeira vez em muitos anos, temos uma “guerra” em três frentes. À esquerda temos o Partido Socialista, ao centro-direita temos a Aliança Democrática e à direita temos o Chega.

 

Num lado temos a incapacidade, o Partido Socialista, cujos últimos três primeiros-ministros saem do cargo por meio de uma demissão, onde temos ministros que gerem empresas por WhatsApp, onde o cargo de ministro não demonstra confiança aos portugueses… Teria de escrever um romance para enumerar todos os erros cometidos pelo Partido Socialista.

 

No meio temos a hipocrisia e a incoerência, a Aliança Democrática. É constituída por três partidos PSD, CDS-PP, PPM, sendo o segundo seguidor da Doutrina Social da Igreja. Ao darem a hipótese de se coligarem com um partido como a Iniciativa Liberal, vão contra “tudo” aquilo que a Igreja Católica acredita! Devemos votar num partido que não é fiel aos seus próprios princípios? Dizem também que querem combater a corrupção, mas não parece. Do prório PSD assitimos desde o Caso Tutti-Frutti, até mais recentemente ao caso de Miguel Albuquerque, sendo que muitos dos envolvidos ainda desempenham cargos dentro do partido!

 

Quanto à incoerência, esteve sempre muito presente durante a campanha eleitoral. Logo no início com declarações do presidente do CDS-PP, dizendo que viabilizaria um governo socialista, depois “corrigindo-se”. Na questão do aborto a AD contradiz-se: por um lado, o Vice-Presidente do CDS-PP afirma “logo que seja possível, procurar convocar um novo referendo no sentido de inverter esta lei”. Pouco depois, uma candidata a deputada pelo PSD, publicou com a  AD nas redes sociais um vídeo a explicar que a AD em relação ao aborto, “jamais aceitaria andar  para trás”. Por último, o candidato por Santarém da AD fez umas declarações dizendo que as alterações climáticas são “teorias da conspiração”, levando o presidente da AD a depois dizer que o candidato fez apenas “alertas”. Devemos então votar numa coligação que é hipócrita e incoerente?

 

No outro lado temos o Chega, o partido que quer reformar a justiça, que mais apresentou propostas contra a corrupção, “apesar de não ter soluções”, segundo os restantes partidos… O partido que apresentou 501 propostas para o orçamento de estado, o partido que mais propostas fez! Mas não tem soluções, não é? O Chega quer dar mais àqueles que precisam e tirar aos que não precisam, implementando novos mecanismos de fiscalização no que toca ao RSI. Quer criar mais  PPP’s, para que TODOS tenham um melhor acesso à saúde. Quer dar aos jovens a possibilidade de viver em Portugal com o restabelecimento do Crédito Jovem Bonificado com linhas de crédito específicas destinadas a jovens que desejam adquirir a sua primeira habitação. Quer isentar os jovens do pagamento de IMI, IMT e Imposto de Selo na compra da primeira habitação.

 

Por fim pergunto, o que é ser português? Não estou a falar em alguém que possui apenas o cartão de cidadão português (pois isso hoje em dia arranja-se mais facilmente que um Calippo de Coca-Cola), estou a falar de ser português em valores e espírito! Alguém hoje em dia consegue responder a essa pergunta? O Chega quer mudar isso! Queremos voltar a ser um país próspero, com fronteiras, valores e identidade! O Chega quer reformar a lei da nacionalidade tornando-a mais restrita! Quer ser mais restrito à imigração, para que os imigrantes possam viver em condições dignas! Pois, infelizmente, o estado neste momento não consegue dar a tantos essa vida que merecem.

 

O Chega quer transformar Portugal! E, para isso, não podes votar nos mesmos que governam há 50 anos! Dia 10 Vota por Portugal, e diz CHEGA aos do costume!

 
 
 

Comments


bottom of page