top of page

Led Zeppelin: Um "supergroup" em si

  • Luís van Zeller
  • Apr 12, 2024
  • 2 min read

Updated: Mar 24, 2025

O termo supergroup, neste caso, remete para uma banda constituída por artistas que já alcançaram um distinto grau de fama, noutras bandas ou a solo, antes de se juntarem para formar um novo grupo. A mais famosa banda de rock que é tipicamente batizada como um supergroup são os Traveling Wilburys, o grupo composto pelos prestigiosos Bob Dylan (solo), George Harrison (Beatles), Tom Petty (Tom Petty and the Heartbreakers), Roy Orbinson (solo) e Jeff Lynne (Electric Light Orchestra).


É evidente que esta combinação de estrelas não acontece apenas no mundo da arte musical, muitas vezes vemos grandes nomes a colaborar em filmes e, talvez mais frequentemente, no desporto. Como a denominada era dos Galácticos do Real Madrid, que no início do século contavam com Ronaldo Nazário, Luís Figo, Zinédine Zidane, David Beckham, Roberto Carlos e outros célebres jogadores.


Em 2010, o canal de televisão inglês BBC Two transmitiu uma série de pequenos documentários chamada “I’m in a Rock’n’Roll Band!”. Recorda a história da música rock, focando-se também nos diferentes elementos que compõem uma banda tradicional de rock.


Ao longo da série, são expostas votações para determinar quem é, dentro de cada função, o melhor artista de todos os tempos. Eleitos foram:

  • Freddie Mercury (vocalista dos Queen);

  • Jimmy Page (guitarrista dos Led Zeppelin);

  • John Bonham (baterista dos Led Zeppelin);

  • Flea (baixista dos Red Hot Chilli Peppers).


Para além dos nomes lendários, salta também à vista o facto de metade deste supergroup pertencer a uma só banda: aos Led Zeppelin. Isto é, dos Led Zeppelin, dois dos quatros membros foram votados os melhores de sempre nos seus respetivos papéis.


Acrescento ainda que seria legítimo nomear Robert Plant, vocalista, e John Paul Jones, baixista, os melhores nestas mesmas condutas, também. Ou seja, não teria sido de maneira nenhuma absurdo ou impróprio terem ganho os quatro membros, porque todos o mereceriam. Assim, pode-se dizer que os Led Zeppelin por si mesmo representam um supergroup, algo de raro, senão único, na música. Cada um dos artistas foi essencial para definir o som icónico da banda como também do próprio hard rock, embora compreendam géneros musicais variados.


Nascida em 1968, o grupo produziu oito álbuns de estúdio no espaço de dez anos (1969-1979). Com a inesgotável voz de Plant, os ilustres riffs de Page e a potente secção rítmica de Bonham e Jones, a influência da banda é quase incomensurável, tendo inspirado muitos outros grupos de diferentes subgéneros do rock. Êxitos como “Immigrant Song”, “Whole Lotta Love” e, considerada um magnum opus não só deles, mas de toda a música, “Stairway To Heaven”, entre inúmeras outras, cimentam o legado dos Led Zeppelin como um dos mais glorificados e importantes de toda a história.  


O rock já assistiu a muitos fenómenos, mas poucos se comparam ao talento que se agregou para formar os Led Zeppelin.

 
 
 

Comments


bottom of page